O prefeito de Alcinópolis, Weliton Guimarães, em entrevista concedida à rádio 104 FM, atualizou a população sobre os incêndios que afetam o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. Segundo o prefeito, o fogo, que começou a se intensificar no sábado (4), já consumiu cerca de 9 mil hectares e ameaça áreas sensíveis do parque, incluindo sítios com artes rupestres. Com a dificuldade do terreno e a baixa umidade do ar, as equipes de brigadistas e voluntários têm encontrado dificuldades para controlar as chamas.
Weliton Guimarães fez um pedido formal de apoio ao Governo Estadual e ao Governo Federal para intensificar o combate ao incêndio. Além disso, o prefeito solicitou o auxílio do Exército, por meio de senadores de Mato Grosso do Sul, para que a resposta à emergência seja mais eficaz. O incêndio tem avançado para áreas de difícil acesso, como a borda da serra, e o risco de que o fogo se espalhe para novas áreas continua sendo uma grande preocupação.
A Prefeitura de Alcinópolis prepara um decreto de emergência que será publicado ainda nesta segunda-feira (6) para intensificar as ações de contenção do incêndio e minimizar os danos causados. As visitas ao Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari seguem suspensas, enquanto as equipes seguem no combate ao incêndio.