A Polícia Civil de Costa Rica-MS, com apoio da Polícia Militar, desencadeou na madrugada desta quarta-feira (05/02/2025) a Operação Catafalco, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas que utilizava um veículo funerário para transportar entorpecentes. A ação resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de uma grande quantidade de drogas.
A operação começou após uma denúncia anônima relatar que um traficante estava utilizando um carro de funerária para transportar drogas da capital, Campo Grande, para Costa Rica. A Polícia Civil iniciou o monitoramento e conseguiu reunir provas suficientes para comprovar a veracidade das informações, permitindo a realização da abordagem ao veículo.
Na interceptação, os policiais encontraram 1,016 kg de pasta base de cocaína, 712 g de maconha e 9,2 g de cocaína escondidos no carro funerário, que também transportava dois corpos. Após a apreensão, os agentes localizaram e prenderam o destinatário dos entorpecentes, que mantinha mais drogas armazenadas em sua residência. Também foram apreendidos R$ 1.170,00, uma motocicleta e três celulares.
Os presos têm 31 e 39 anos, sendo que o mais velho já possuía um histórico criminal extenso, incluindo passagens anteriores por tráfico de drogas. A polícia acredita que a quadrilha vinha operando há algum tempo utilizando esse método para despistar a fiscalização e garantir o transporte de grandes quantidades de entorpecentes.
O nome Operação Catafalco foi escolhido em referência ao carro funerário usado pelos criminosos, remetendo ao suporte utilizado para sustentar caixões em velórios. A metáfora simboliza o “enterro” do esquema criminoso, reforçando a atuação das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na repressão a organizações que tentam se camuflar sob atividades aparentemente legais.