A Prefeitura de Costa Rica promove um mutirão de limpeza em combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Controle de Vetores lideram a ação, com o apoio dos Agentes Comunitários e do Projeto Florestinha.
O prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos ressaltou que a ação só será eficaz com a participação dos moradores. Para ele, a eliminação dos focos depende do envolvimento direto da comunidade.
Durante a iniciativa, panfletos explicativos são distribuídos e visitas domiciliares informam sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do inseto. A presença de um personagem fantasiado de mosquito também faz parte do trabalho.
Em Novo Horizonte, a caçamba disponibilizada na praça Angelina Gonçalves Martins estará acessível até o dia 8 de julho, quando será deslocada para outro ponto do município. O público pode depositar entulhos capazes de acumular água, como pneus e recipientes descartáveis.
Materiais como lixo doméstico, eletrônicos e podas recentes não devem ser colocados no espaço destinado ao mutirão.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, enfatizou que a ação reforça as atividades diárias de controle e serve para reduzir os índices de arboviroses.
Com esta mobilização, Costa Rica busca fortalecer a prevenção de doenças e promover maior conscientização sobre a importância da limpeza urbana.