O tempo firme e seco que predomina em Mato Grosso do Sul nos últimos dias deve dar lugar a uma frente fria que trará chuvas e temperaturas mínimas de até 5°C na próxima semana. A mudança começa a ser percebida no domingo (27), com o avanço de áreas de instabilidade.
O calor persistente no fim de semana poderá elevar os termômetros a até 35°C em algumas cidades, com mínimas em torno de 15°C. Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 19°C e 32°C.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) alerta para índices de umidade do ar entre 15% e 30%, que exigem cuidados com a saúde e prevenção de queimadas. A recomendação é evitar exposição ao sol, manter-se hidratado e redobrar atenção com qualquer ação que envolva fogo.
Com a aproximação da frente fria, há previsão de aumento na nebulosidade e possibilidade de chuvas de fraca a moderada intensidade no domingo. A mudança será impulsionada pelo avanço de cavados e uma área de baixa pressão atmosférica vinda do Paraguai.
Na segunda-feira (28), a massa polar começará a afetar o clima no sul e cone-sul do Estado, onde são esperadas mínimas de 13°C. No Pantanal e sudoeste, as mínimas ficam próximas de 15°C, e no norte, ainda mais altas, em torno de 17°C.
O auge do frio ocorrerá entre terça (29) e quarta-feira (30), com previsão de mínimas entre 8°C e 12°C, podendo atingir 5°C em locais específicos das regiões sul e sudeste.
A população deve se preparar para uma rápida mudança nas condições climáticas, com variações acentuadas de temperatura e o retorno da umidade que pode trazer chuvas localizadas.