A partir de domingo (21), Mato Grosso do Sul deverá ter mudança brusca no tempo com a entrada de uma frente fria, que trará chuvas intensas, ventos fortes e queda acentuada das temperaturas.
Até sábado (20), o Estado permanece sob efeito de calor e tempo seco, com sol predominante e variação de nuvens. Há expectativa de temperaturas máximas superiores a 40°C em muitas regiões, enquanto a umidade relativa do ar deve chegar a níveis críticos, entre 10% e 30%.
Em Campo Grande, mínima de 25°C e máxima de 36°C são previstas para sexta-feira e sábado.
No domingo, o tempo ainda amanhece com sol, mas à tarde e à noite a nebulosidade aumenta com avanço da frente fria. Há possibilidade de tempestades, com descargas elétricas, ventania e até granizo em áreas isoladas.
Com a chegada da massa de ar frio, as temperaturas devem cair significativamente. Em Campo Grande, a mínima prevista será de 17°C e a máxima de 29°C. Nas regiões do sul, conesul e região de Dourados, os termômetros devem variar entre 12°C e 27°C; no sudoeste e Pantanal, entre 16°C e 31°C.
O prognóstico para a primavera, que começa oficialmente em 22 de setembro, indica chuvas irregulares e calor acima da média para os meses seguintes. O acumulado esperado de chuva entre outubro e dezembro varia conforme a região, com média histórica de 400 a 500 mm para grande parte do Estado.
Por fim, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima alerta para risco de alagamentos em áreas vulneráveis, bem como recomendações para que população evite se abrigar debaixo de árvores durante tempestades.