Entre os dias 18 e 31 de agosto, Costa Rica participa da campanha estadual “MS Vacina Mais: Sarampo”, com aplicação de doses em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de surtos da doença.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, crianças de 6 a 11 meses devem receber a dose zero de intensificação. Já crianças acima de 12 meses, jovens e adultos até 59 anos devem completar o esquema recomendado, conforme a idade.
A mobilização também inclui profissionais da saúde, que precisam apresentar comprovante de duas doses. O alerta ocorre após o aumento de casos confirmados na Bolívia e no Paraguai, o que levou autoridades brasileiras a intensificarem a imunização.
O Dia D em Costa Rica ocorrerá em 30 de agosto, nas unidades de saúde Central, Vale e São Francisco. As salas de vacinação estarão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Para ser vacinado, é necessário apresentar cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS. A secretaria reforça que crianças menores de 6 meses e gestantes não devem receber a vacina.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, ressaltou que a campanha busca proteger a comunidade e evitar complicações decorrentes da doença.
Com a iniciativa, a expectativa é ampliar a proteção coletiva, especialmente em grupos mais vulneráveis, e reforçar a prevenção de um vírus que pode causar complicações graves.