A Campanha Maio Amarelo em Costa Rica ganhou força a partir do dia 21 de maio de 2025 com a realização de atividades educativas que buscam promover a redução de acidentes e a valorização da vida no trânsito. O Demutran local está à frente da ação, que tem como lema “Desacelere. A vida pede passagem”.
O evento contou com uma série de ações, como blitz de fiscalização, simulações de acidentes que envolveram o Corpo de Bombeiros e aplicação de testes de bafômetro, visando demonstrar na prática os riscos do desrespeito às regras de trânsito.
O comandante da Polícia Militar destacou que as atividades contribuem para a conscientização da população, enquanto o capitão do Corpo de Bombeiros ressaltou que o excesso de velocidade é um fator determinante em muitos acidentes, defendendo a desaceleração como medida essencial.
O prefeito Cleverson Alves reforçou que o esforço conjunto entre os cidadãos é indispensável para garantir um trânsito mais seguro, ressaltando que a campanha propõe também uma reflexão sobre a desaceleração no cotidiano.
Abrão Santana Barbosa, gestor do Demutran, mencionou o reconhecimento nacional recebido pelas iniciativas do município, que envolvem ainda a colaboração de Polícia Civil, Defesa Civil, Detran-MS e empresas privadas, como a Atvos.
Alunos da Escola Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais estiveram presentes, demonstrando o engajamento da juventude na promoção da educação para o trânsito.
Com o apoio das diversas instituições, a cidade intensifica a divulgação da campanha ao longo do mês, participando do movimento mundial da ONU que desde 2011 alerta sobre a necessidade de atenção e responsabilidade nas ruas.