A Prefeitura de Costa Rica intensificou as ações de manutenção nas estradas rurais, conduzidas pela Secretaria de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, com o objetivo de atender produtores rurais envolvidos na produção de cereais, alimentos e comércio de gado, importantes para a economia local.
O prefeito Cleverson Alves dos Santos instruiu o secretário Penides Garcia Jacinto a garantir atendimento a todos os produtores. Quando o atendimento imediato não é possível, devido a demanda ou máquinas ocupadas, é agendada uma nova visita para finalizar os serviços.
Na localidade do Morro Alto, estradas que dão acesso a fazendas como Ouro Branco, Valdir e Ricardo Cotrin, Júnior da Metral e Ailton Guanabara foram alvo de cascalhamento nas áreas de Ouro Branco, Ronaldo Narciso e Antônio Furquim, com intervenções que se estendem há 60 dias.
Foi beneficiada também a via que segue da área do Bonito, favorecendo produtores como Olímpio Macedo (com cerca de 800 hectares de soja), além de Edson Martins de Moraes e João Furquim.
Em 2025, mais de 600 km de vicinais foram patrolados em regiões como Macaúba, Ponte de Pedra, Curralinho, Fartura e Bebedouro. A equipe municipal foi organizada em dois grupos: um segue para Capela e Água Santa, outro para a saída em direção a Figueirão, atendendo fazendas como Mauá e da professora Evair Nogueira.
Na zona urbana, são realizadas ações como tapa-buracos, desobstrução de bueiros e limpeza pública, com retirada diária de quase 40 caçambas de entulho.
A colaboração com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros também inclui remoção de árvores e vegetação que possam comprometer a segurança de residências.
Além das obras em estradas, a Prefeitura planeja a terraplanagem no Jardim dos Pássaros, onde serão construídas 81 unidades habitacionais, integrando metas de desenvolvimento urbano e habitação.