A MS-436, estrada que une Camapuã e Figueirão, passa por obras de modernização complemento de parceria entre o Estado e o BNDES, com investimento superior a R$ 248 milhões para recuperação dos 111 quilômetros de extensão.
As intervenções têm como finalidades principais garantir maior segurança aos usuários da via, reduzir custos logísticos e fortalecer o deslocamento entre áreas produtoras de Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas.
No trecho conhecido como lote 1 (Camapuã–Pontinho Cocho), a restauração está em 34,7%, com execução de pavimentação e obras de drenagem. O lote 2 (até MS-223) já alcançou 26,4% de avanço, com melhorias similares aplicadas.
A iniciativa inclui a instalação de travessias para fauna e barreiras de proteção, com o propósito de evitar atropelamentos e assegurar a coexistência entre veículos e animais selvagens.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, a atualização da estrutura viária representa uma ação estratégica para a economia local, além de promover economia ao erário com a redução nos gastos de manutenção.
Com previsão de entrega até 2026, a obra pretende tornar a MS-436 apta a suportar o aumento do tráfego — tanto de veículos leves quanto pesados — contribuindo para o escoamento da produção e a integração dos municípios da região.
Foto: Chico Ribeiro