De 23 a 27 de junho, a Escola de Saúde Pública sediou o curso “Sala de Vacina”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde destinada a qualificar profissionais para atuação em imunização.
Com carga de 40 horas em atividades práticas e teóricas, o treinamento contemplou a primeira etapa, envolvendo representantes dos 40 primeiros municípios por ordem alfabética. O restante será convocado em agosto.
O currículo incluiu SUS, fundamentos imunológicos, calendários por faixa etária, rede de frio, registro de eventos adversos e uso adequado do sistema de informações.
Do município, participaram Vanessa Rech, coordenadora de Vigilância em Saúde e Imunização, e Emily Caroline Rech, da ESF Central, ambas da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o curso responde à carência de profissionais habilitados para zelo e manutenção das salas de vacina nos municípios do interior.
Com toda a primeira fase concluída com êxito, o projeto reforça os esforços estaduais para a ampliação e segurança da rede de imunização pública.
A medida faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a atenção primária e reduzir falhas na cobertura vacinal.