O projeto “Sacolinha da Leitura” está transformando a maneira como bebês interagem com a literatura desde os primeiros meses de vida. Com a orientação da Professora Marcília Belchior e das monitoras Deolanda Pio e Waléria Guimarães, a iniciativa visa aproximar as famílias do processo de leitura, criando uma atmosfera rica para o desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico das crianças.
A leitura no berçário é reconhecida por especialistas como uma prática essencial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e emocionais. “O projeto permite que as crianças iniciem sua jornada literária muito cedo, o que é fundamental para a formação do vínculo afetivo e o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas”, afirmou a diretora Nara Simone Carneiro, que enfatizou a importância de estimular o gosto pela leitura desde a infância.
Cada semana, um novo livro é selecionado para ser lido às crianças, e uma família é convidada a realizar a leitura, compartilhando o momento especial com seu filho. Essa participação ativa dos pais ou responsáveis fortalece o envolvimento familiar e proporciona uma experiência educativa de valor imensurável.
Além do estímulo ao desenvolvimento cognitivo, o projeto também contribui para a melhoria da concentração, atenção e curiosidade dos bebês. Ao permitir que as famílias participem ativamente, a “Sacolinha da Leitura” cria uma ponte entre a escola e a casa, consolidando o papel central da família na educação infantil.