Nesta terça-feira, 27 de agosto, Alcinópolis registrou sua primeira consulta por telemedicina, avanço tecnológico que aproxima especialistas da população local, reduz deslocamentos e aumenta rapidez no atendimento. O serviço será ofertado com 13 especialidades médicas na rede municipal.
Essa modalidade integra política pública estadual que já beneficia dezenas de municípios. Um levantamento recente mostra que o número de teleconsultas no Projeto Teleinterconsultas aumentou de 3.474 em 2023 para 7.547 em 2024, abrangendo mais de 30 cidades e 12 especialidades médicas.
Outro programa iniciado este ano também já está em funcionamento em cerca de 20 municípios, oferecendo atendimento remoto em áreas como endocrinologia, neurologia, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia, com quase 2 mil atendimentos até setembro.
O estado implementou um protocolo técnico que padroniza o uso da telessaúde, estabelecendo critérios clínicos, operacionais e éticos para a solicitação de teleconsultas, teleinterconsultas e teleconsultorias na atenção primária.
A adoção da telemedicina em Alcinópolis insere o município nessa estratégia mais ampla de modernização do SUS no estado, com potencial para fortalecer o atendimento e a resolutividade na atenção básica.