Durante a 1ª Conferência em Sustentabilidade e Regulação em Saneamento, realizada em 7 de agosto no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, Alcinópolis recebeu da AGEMS o Selo de Sustentabilidade Ambiental – Nível Prata. O evento reuniu representantes de municípios, autoridades e técnicos envolvidos em políticas públicas de saneamento.
Lucilene Martins Oliveira Cruz, secretária interina de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e Higor Lopes Evangelista, diretor de Planejamento Ambiental, representaram o município e receberam a certificação por práticas eficazes na gestão de resíduos e evolução no saneamento básico.
Alcinópolis e Maracaju foram os únicos municípios a cumprir as exigências para a certificação, o que os qualifica para receber repasses federais, conforme normas do Marco Legal do Saneamento.
A entrega do selo sinaliza uma nova etapa: a partir de 2026, municípios sem certificação não poderão receber recursos federais para investimentos no setor.
A certificação é baseada em critérios como estrutura operacional, sustentabilidade econômica e técnica, e é um instrumento de regulação da AGEMS para fomentar melhor prestação de serviços e controle financeiro.
A distinção confere a Alcinópolis visibilidade entre os municípios de Mato Grosso do Sul e reforça o valor de políticas públicas ambientalmente responsáveis.