Entre os dias 30 de junho e 16 de julho, a Prefeitura de Chapadão do Sul realizou a primeira fase do Mutirão de Castração 2025, responsável por castrar e microchipar 400 animais domésticos.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) em parceria com o Canil Municipal. Todo animal passou por procedimento de castração e inserção de microchip, fortalecendo mecanismos de recolhimento e combate ao abandono.
A castração foi oferecida gratuitamente, com a cobrança de taxa única de R$ 32,62 apenas para a microchipagem. Famílias inscritas no Cadastro Único ficaram isentas do valor.
O uso de chip eletrónico permite identificar animais perdidos e comprovadamente auxilia no reencontro entre tutores e pets, além de garantir eficiência à política pública de proteção animal.
A SEDEMA anunciou ainda que, ainda em 2025, Chapadão do Sul será atendida pela Caravana Gratuita de Castração do governo estadual, promovida pela SETESC, viabilizando nova etapa do mutirão.
A iniciativa reforça o investimento da prefeitura em medidas preventivas de controle populacional animal, saúde pública e segurança comunitária, com foco em bem‑estar e responsabilidade social.
A segunda etapa do mutirão já está prevista para setembro, com mais 400 vagas disponíveis. Os tutores interessados devem realizar o pré-cadastro por meio do link: https://linktr.ee/sedema.online